De tudo
O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, hemácias etc. Para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
Para que os nutrientes e gases sejam distribuídos, o coração bombeia, a cada batimento, aproximadamente 70 ml de sangue para seus pulmões e uma quantidade semelhante para os demais órgãos.
Transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células
Transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Funções do sistema cardiovascular
A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio (gases) para as células, e carregar resíduos do metabolismo celular para os órgãos que farão sua eliminação, por exemplo, o fígado e os rins. Isso tudo ocorre graças ao coração, que impulsiona o sangue até os tecidos.
Funções do sistema cardiovascular
Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.
Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo.
Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e