DE olho no Oleo
Essa é uma prática proibida pela nossa legislação (lei 8.468 de 08 de setembro de 1973). Esse óleo usado pode ser reutilizado em alguns tipos de indústrias, evitando assim vários problemas na preservação do nosso meio ambiente, sendo transformado em sabão ecológico.
1.1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
O óleo de cozinha saturado, quando não tem um destino adequado, se torna um resíduo altamente poluidor. Quando descartado na pia ou no vaso sanitário, pode contaminar milhares de litros de água, pois os dois não se misturam. Além disso, entope ralo, caixa de gordura e tubulações. A tubulação é entupida, porque a substancia ao esfriar se une aos outros contaminantes e engrossa. Esse resíduo também prejudica nossa saúde, uma vez que os tratamentos de água irão utilizar maior quantidade de aditivos químicos.
Por isso não jogue o óleo de cozinha na pia ou no ralo, pois isso provoca problemas ambientais graves, causando morte de peixes e comprometendo toda a vida aquática. O ideal e armazenar o óleo em garrafas plásticas para não jogar no solo. Pois quando depositado no solo, o óleo causa a impermeabilização, aumentando o risco de enchentes, principalmente nas áreas urbanas.
Assim, o Projeto de Olho no Óleo tem por finalidade arrecadar a maior quantidade de óleo usado, para que este tenha uma destinação ecologicamente correta, transformado- o em sabão e seus derivados.
Caminhão de coleta de óleo de cozinha
1.1