De olho na qualidade 5ss
Em nossa sociedade, sempre observamos situações de desperdício, e nunca paramos para refletirmos sobre este fato. Após muitas observações chegamos á conclusão que há muito desperdício em todas as áreas, existe desperdício no mundo, no nosso país, na nossa casa e ate em nos mesmos. A terra possui recursos finitos, sendo alguns renováveis, outros não e nos precisamos desses recursos para recursos para sobreviver, mas sabemos que muitos dos recursos irão faltar brevemente.
Ações tomadas em nosso presente é que vão garantir o futuro de muitos recursos, por exemplo: a água, o desperdício e a poluição dessas poderão inviabilizar sociedades e nações inteiras, caso não seja combatida.
A reflexão sobre a utilização desses recursos naturais certamente favorece a percepção de que se deve ser mudado.
O programa de olho na qualidade é uma filosofia de vida, surgida no Japão na década de 50 pôs guerra como intuito de reconstruir o país.
O 5s foi assim por são às iniciais das cinco palavras componentes da filosofia. Seiri: Senso de arrumação e Descarte Seiton: Senso de ordenação/Organização Seiso: Senso de Limpeza Soisetsu: Senso de asseio e higiene Shitsuke: Senso de autodisciplina e ordem mantida
Depois de obtidos o comprometimento de todos os envolvidos as regras deverão ser cumpridas rigorosamente.
Com a implantação do 5Ss podemos conseguir muitas melhorias em nosso ambiente de trabalho, por exemplo: As pessoas passam a ser orgulhar daquilo que fazem; Contribuem para preservação do meio ambiente Reduz acidentes de trabalho.
O programa de olho na qualidade não busca somente abranger o ambiente físico, mas principalmente a mudança mental para que o ser humano reflita sobre a modificação de atitudes e hábitos, em beneficio da qualidade de vida e de trabalho.
O programa tem sucesso a modificação de hábitos das pessoas dentro da organização e como desvantagem tem: falta de