De havilland comet
Aluno: Fabrício Bizzo
O de Haviland, foi construído pela empresa Havilland Aircraft Company. Uma empresa inglesa fundade em 1920.
Com quatro reatores em baixo das asas, o Comet foi o primeiro jato comercial a operar.
Se tornou um sucesso pois voava ao dobro da velocidade dos aviões da época.
Seu primeiro operador foi a British Overseas Airways Corporation – BOAC
Por voar mais alto que seus concorrentes na época, o comet evitava turbulências.
Infelizmente os problemas não demoraram a aparecer. O primeiro, com menos de 6 meses depois do primeiro vôo. Quando um Comet se acidentou durante uma decolagem no aeroporto de Ciampino, na Itália.
(Avião acidentado em Ciampino, 1952.)
O primeiro acidente com vítimas viria em 3 de março de 1953, quando um Comet da Canadian Pacific Airlines, varou a pista durante uma decolagem e se chocou contra uma barreira de contenção, no aeroporto de Karachi, Paquistão.
Menos de dois meses depois, em 2 de maio, outro Comet da BOAC, o G-ALYV, desintegrou-se no ar seis minutos após a decolagem, ao entrar em uma severa tempestade tropical, perto de Calcutá, na Índia. Todos os 43 ocupantes do avião morreram.
A partir dai, os acidentes começaram a se tornar frequentes, e as autoridades começaram a questionar a empresa a cerca do projeto da aeronave.
Depois da tragédia envolvendo o comet de matrícula G-ALYY, que tinha sido arrendado pela South African Airways, decolou de Roma e seu destino seria o Cairo. Morreram 21 pessoas.
O Primeiro Ministro, Sir Winston Churchill, encarregou a Marinha Real de resgatar os destroços do avião, que tinha caído no mar, ao largo de Nápoles. Um comitê foi formado para fazer uma ampla investigação, muito mais extensa que as anteriores, que não surtiram qualquer efeito.
A investigação foi muito minunciosa, e não excluiu nenhuma hipótese, dessa vez.
O Primeiro Ministro, Sir Winston Churchill,