transporte aéreo
Histórico do transporte aéreo
Santos Dumont x Irmãos Wright
No começo do século XX, houve uma corrida para tentar inventar uma máquina mais pesada que o ar, que pudesse voar. Nessa época, o mundo já conhecia o balão, o dirigível e os planadores. Mas nenhum desses era capaz de alçar voo e pousar de forma eficiente.
Em 1903, os irmãos Wright apresentaram o primeiro avião nos Estados Unidos. O fato ocorreu no estado da Carolina do Norte e foi o teste mais bem sucedido dos irmãos desde 1900. O avião projetado por eles sofreu uma série de alterações para que esse primeiro voo pudesse dar certo. Conseguiram, então, voar por 12 segundos a uma altura de 37 metros com ajuda de uma catapulta. Houve três testemunhas do feito dos americanos, dois homens da cidade e um garoto.
Três anos depois, em Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont voou a 60 metros a bordo de seu avião, o 14-Bis. O evento foi devidamente registrado e testemunhado por dezenas de parisienses, que ficaram entusiasmados com a apresentação da nova máquina em frente à torre Eiffel. Na maior parte do mundo, Santos Dumont é considerado o responsável pelo invento do avião e não os americanos.
O fato de o avião ser uma obra atribuída ao brasileiro se deve à maior visibilidade que teve seu teste em Paris e ao fato dele ter conseguido decolar sem nenhum auxílio, como o que ocorreu com os irmãos dos EUA. Embora os Wright tenham voado primeiro, quem conseguiu voar de forma autônoma foi Santos Dumont. Na Europa e no Brasil, esse detalhe é levado em consideração quando consideram o brasileiro inventor do avião. Já os norte-americanos consideram a ordem cronológica das apresentações para definir o verdadeiro criador.
Evolução do transporte aéreo
Turbo hélices
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a aviação comercial passou a se desenvolver em um ramo à parte da aviação militar. Empresas produtoras de aviões passaram a criar aviões especialmente destinados a aviação civil,