De Eurico a JK
Toma posse em 46 e instala a Assembleia Constituinte.
E promulgada a quinta Constituição, que definia 5 anos de mandato para o presidente. Garantia a liberdade de expressão e concedia ampla autonomia administrative e politica a estados e municipios, voto secreto para maiores de 18 anos. Analfabetos e convocados para Forças Militares nao votavam.
Dutra adotou uma politica economica liberal, sem a intervenção do Estado, assim como a abertura do pais a importaçoes, que gerou um gasto muito grande das reservas do capital estrangeiro do Brasil ao comprar produtos produtos desnecessarios, ou ja produzidos nacionalmente; isso de certa forma ‘paralisou’ o processo de industrialização inciado por Vargas.
Para conter a inflação, o presidente, tentou organizer os gastos publicos; lançou o Plano no Salte, prevendo investimentos em saude, alimentação, transporta e energia, mas a falta de recurso acabou com o projeto e o pais continuou com deficit.
Em 1947 foi necessario o intervencionismo estatal na economia, assim como o reeforçamento do controle do cambio e a regulamentação das importaçoes ( “barrando” produtos desnecessarios ), e com isso passaram a estimular a economia brasileira, que apresentou um crescimento acelerado.
Em 1950, a balança do pais ja apresentava um saldo favoravel.
Ainda em 50 iniciou-se a campanha eleitoral para o successor de Dutra.
PSD: Cristiano Machado
UDN: Eduardo Gomes
Enquanto isso, Vargas planejava seu retorno. Anunciou sua candidature a presidencia pelo PTB e logo começou a receber apoio populacional.
Buscou fortalecer sua candidature aproximando-se dos setores do PSD e oferecendo cargos no seu futuro governo a lideres do partido.
Atraves do PTB, Vargas buscava o voto das massas urbanas e atraves do PSD, mobilizava a forte maquina do partido em areas rurais.
GETULIO VARGAS
1951: Vargas retorna ao poder pelo PTB
Vargas continuous o processo de industrialização, inaugurou o Banco Nacional de