De Acordo Com O Autor Roberto Lyra Filho Do Texto
E o Direito, ao mesmo tempo em que nada é, tudo é. Isso porque não podemos nos limitar ao que se definem por Direito de maneira limitada levando-nos a crer que lei é seu sinônimo, pois ele é uma forma de liberdade constante que se adapta, ou ao menos deveria se adaptar, às necessidades do todo social da atualidade, não podendo assim se limitar a definições prontas e inquestionáveis. Já no livro de Álvaro Valls “O que é ética”. Para ele os valores éticos podem se transformar, assim como se transforma a sociedade. Valls, na boa tradição marxista, trata a ética como um conceito sócio - histórico. Os comportamentos, explica, são comportamentos de acordo com o código de conduta socialmente aceito em seu tempo e em seu lugar.
Assim, a obra “O que é Direito” de Roberto Lyra Filho, nos dá uma definição simples, direta e clara do que é Direito, se apresenta como positivação da liberdade conscientizada e conquistada nas lutas sociais e formula os princípios supremos da Justiça Social que nelas se desvenda, sendo assim incontestável.
Já a obra “O que é Ética” por mais que possua um conteúdo de fácil entendimento com uma linguagem familiarizada , com um tema abordado sério e polêmico, contém as reflexões e pensamentos do autor podendo ir contra opiniões de outrem.
Em aspectos gerais, a obra relata características relacionadas às diversas questões de comportamento nos mais variados momentos cronológicos, as quais irão contribuir para a constituição da teorização acerca da ética em si e de suas condutas e questionamentos.