DDDD
A Auditoria Contábil é definida como um processo para obter e avaliar com evidências as afirmações e critérios estabelecidos. Auditoria surgiu devido à necessidade que grandes empresas tinham para controlar os registros contábeis, pagar taxas de impostos. Como essas empresas muitas vezes eram formadas por um grupo de sócios, que tinham a necessidade de registrar e apurar seus gastos e lucros. A evolução da auditoria contábil acompanhou ao longo dos anos ao desenvolvimento econômico.
O principal objetivo da Auditoria é averiguar com eficiência os registros e demonstrações contábeis, ela é considerada um ramo da contabilidade e sua principal função é compreender a movimentação de documentos, livros contábeis, realizarem inspeções, obter informações e tudo que envolve o controle do patrimônio.
Compete à Auditoria contribuir para a administração de uma empresa fornecendo informações sobre a situação financeira, na eficiência dos controles internos, corrigindo possíveis e inevitáveis erros, opinando sobre assuntos que podem ser aprimorados pelos gestores, auxiliando também a resguarda do patrimônio contra penalidades e se fiscalizando dos possíveis erros e fraudes.
A Auditoria Contábil pode ser utilizada para diversas finalidades. A Auditoria por ser dividida em: Auditoria externa, executada por um profissional independente da empresa, ele pode detectar erros e fraudes, mas o seu principal objetivo é emitir um parecer sobre as demonstrações financeiras. Um dos motivos que lavam a empresa contratarem um auditor externo seria a imposição dos bancos para se obter empréstimos, obrigação legal: as companhias abertas são exigidas por lei. Auditoria interna é desempenhada por um funcionário da empresa, destinado a controlar se as normas e procedimentos estão sendo seguidos.