dayana
O processo parte de chapas de cromo-vanádio especial, que são cisalhadas em prensa excêntrica.
A prensa excêntrica é uma máquina operatriz muito usada no parque industrial. Ela possui o processo de trabalho em que o martelo é acionado e faz movimentos na vertical em direção a mesa de trabalho, executando o serviço desejado na peça. O martelo pode ser acionado por um sistema mecânico ( feito através de bielas) ou pode ser acionado através por um sistema hidráulico ( feito através de cilindro hidráulico).
Após, formam as geratrizes, com uma distribuição de volume adequada às dimensões da chave. Descrição do Prensa Excêntrica Eixo Transversal JC23:
Possui ajuste de fechamento de altura manual com display de escala.
Eixo Transversal engrenado.
Acompanha almofada.
Possui painel de controle centralizado.
Possui dispositivo de proteção de sobre carga.
Possui sistema de segurança por disco de ruptura
Forjamento
A peça sofre uma conformação a quente em várias fases de deformação utilizando-se de matrizes abertas, até atingir a forma ideal da peça, obtendo-se as melhores características mecânicas para o produto.
Usinagem
Fase onde a peça passa por transformações dimensionais em máquinas operatrizes. São elas: Rebarbação: Onde é retirado em prensa o excesso de material proveniente do forjamento. Utilizando a mesma máquina operatriz do forjamento com a forma diferente.
Brochamento: Operação que utiliza ferramentas multi-cortantes, onde a peça adquire as dimensões finais, conforme especificações. A máquina utilizada é a brochadeira e a ferramenta é brocha.
Ferramenta brocha
Máquina brochadeira
Acabamento
As chaves recebem esmerilhamento, lixamento, jateamento e polimento nesta fase, conforme as especificações do projeto, visando remover arestas e tornando a superfície adequada ao manuseio.
Esmerilhamento: É um processo onde a máquina utilizada é a esmerilhadeira, podendo