exercico dayana
RESUMO
O presente artigo tem por escopo abordar a importância da ética na educação ambiental. Trata-se de procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica. Para tanto utilizou de coleta de dados em livros e artigos científicos. A modernidade trouxe consigo uma nova postura, já não se trata de utilizar a natureza em seu proveito, mas de dominá-la, subjugá-la. A agricultura intensiva, por exemplo, polui terras e cursos de água, já que despeja enormes quantidades de óxido de carbono liberadas na atmosfera, favorecendo o efeito de estufa, causando com isso, destruição da camada de ozônio, aumento da temperatura, desertificação, erosão dos solos, a extinção de inúmeras espécies animais e vegetais, cujo desaparecimento é irreversível. Neste contexto e, como referencial para a reflexão, tomamos a ética ambiental, pois a mesma destaca a importância, das questões filosóficas, jurídicas para que possamos compreender a primordial importância no estabelecimento da integração do homem e meio ambiente, desenvolvida por meio de ações voltadas ao exercício da sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Meio ambiente. Ética. Sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
Enquanto a tecnologia se renova graças à evolução ciência, na mesma medida, avançam a degradação ambiental, necessitando de amparo ético e análise das conseqüências o uso irracional dos recursos naturais podem ocasionar a humanidade.
Assim, analisando a ética ambiental como tema gerador, que surge como novo paradigma educacional e que pode contribuir para a reflexão e importância em se realizar uma educação no campo dos estudos ambientais, destacamos, que se apresenta como um dispositivo favorável ao estabelecimento de um elo entre o ser humano com o meio ambiente, contribuindo para a preservação da natureza e sua utilização mais racional. A partir deste raciocínio, destacamos a necessária e urgente implantação de ações , entre estas, o estudo que propomos fazer ao