Conceito De Socializa O Dayana
“O homem é por natureza um animal social”, já dizia Aristóteles. A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade de seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie, e para realizar-se como pessoa. A tendência natural para viver em sociedade é desenvolvida através do processo de socialização.
Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo ,através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização pode também ser concebida como um elemento essencial da interação na medida em que as pessoas desejam fazer valer a sua autoimagem através da obtenção do reconhecimento dos outros. Por meio da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. Socialização é sinônimo de educação. O processo de socialização é possíveis graças à ação dos chamados agentes sociais, que são as instituições e os sujeitos representativos com capacidade para transmitir os elementos culturais apropriados.
Os agentes sociais de maior relevância são a escola e a família, embora não sejam os únicos. Os especialistas falam de dois tipos de socialização: a primária, que é o processo durante o qual a criança adquire as primeiras capacidades intelectuais e sociais, e a secundária, que ocorre quando certas instituições específicas (como a escola, por exemplo) conferem competências específicas. O indivíduo ao longo de sua vida ,no processo de socialização participa de vários grupos sociais, grupo familiar , vicinal(vizinhança), educativo, religioso,