PLANEJAMENTO DE GEST O DE PROJETOS
Gerênciamento de Escopo
Adenilson Roberto Rodrigues
Danielly Herondina de Souza Felippe
Paola Cristina de Oliveira
Jair Fogaça
Prof. Fábio Vazquez
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão de Tencnologia da Informação (GTI0084)
Prática Módulo III
11/11/14
RESUMO
Este trabalho tem como principal função a de especificar e esclarecer o sentido e utilização do gerenciamento de escopo, sendo este um ponto de referência, por incluir processos essenciais para garantir a conclusão do projeto. Para que haja eficácia existem alguns processos a serem seguidos entre eles: Planejar gerenciamento de escopo, Coletar requisitos, definir escopo, criar EAP, Validar escopo e controlar escopo. Todos os processos são essenciais para que o produto final seja satisfatório para o cliente.
Palavras-chave: Planejamento, Gerenciamento e projeto.
1 INTRODUÇÃO
O Gerenciamento de Escopo tem como finalidade especificar processos para que o projeto seja concluído com sucesso, sendo que o escopo nada mais é que a junção de tudo que há em um projeto, desde características de maior importância, até as que são indispensáveis ou requisitos que são de extrema importância.
Dentro do Gerenciamento de Escopo existem processos que devem ser seguidos para assegurar a total eficácia e entrega do projeto ou produto, que são: Planejar gerenciamento de escopo, Coletar requisitos, definir escopo, criar EAP, Validar escopo e controlar escopo.
Figura 1 – Visão Geral do Gerenciamento de Escopo de Projeto
Fonte: PMBOK 5° Edição
Para tanto, também há uma divisão dentro do gerenciamento de escopo, ambas com significados divergentes. A primeira denomina-se escopo do projeto, que consiste em serviço que tem de ser feito para que haja a entrega do produto, ou dos resultados que são pedidos (porém contém funções e algumas características e suas especificações). A segunda é chamada de escopo de produto que tem seu significado um pouco mais simples, pois