Artigo de Opinião
FATEC
Leitura e produção de textos
ARTIGO DE OPINIÃO
Dayane Soares Vieira
R.A: 20906314111012
Fevereiro – 2014
Barueri – SP
30/12/2013 13h02 - Atualizado em 30/12/2013 13h02
Operação 'Lei Seca' prendeu 83 condutores, em 3 meses, no Amapá
Operação pretende combater acidentes com vítimas no trânsito.
Detran prepara estratégia para fiscalização no Réveillon.
John PachecoDo G1 AP
Iniciada em 24 de setembro, a Operação 'Lei Seca' que combate através das blitz, a mistura entre álcool e direção, prendeu 83 condutores por estarem alcoolizados ao volante, informou Uesclei Costa, coordenador da operação no Amapá. As fiscalizações são feitas rotineiramente aos finais de semana e em feriados com postos em todas as zonas de Macapá.
"Nessas pessoas foi constatado o uso de álcool através do teste de etilômetro, e todas foram conduzidas para a delegacia, onde pagaram multa e respondem a processos, mas ressaltando que o caráter da operação não é punir nem apreender, e sim educar e orientar para um trânsito seguro", ressaltou Costa, destacando que o índice é considerado positivo pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que já prepara as ações de fiscalização para o Réveillon.
"Vamos ter postos durante toda a madrugada do dia 1º de janeiro na cidade. Nas estradas será executada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a operação 'Rodovida'. Essa parceria vai garantir uma maior abrangência ao mesmo tempo para combater os acidentes no trânsito", ressaltou o coordenador.
O aparato usado pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), será semelhante ao usado no Natal, quando foram flagrados 22 motoristas dirigindo alcoolizados. O coordenador destaca que o número ficou abaixo do esperado, e fatores como a própria conscientização do condutor já diminuem esses números de mortes no Estado.
A 'Lei Seca' ressalta