Trabalho DAYANA
Mario Henrique Simonsen
Trabalho sobre materiais ferrosos e não ferrosos
Dayana Maria de Souza da Costa
Profº Lucas pereira
Piracicaba
2015
Introdução
Metal
Um metal consiste no nome genérico atribuído a um grupo de elementos sólidos e cristalinos à temperatura ambiente (à exceção do mercúrio), com alto poder de reflexão, que lhes confere brilho característico (brilho metálico), um elevado poder de absorção da luz, uma alta condutibilidade térmica e elétrica, capacidade, no estado de máxima pureza, de sofrer deformações permanentes sem se quebrar (ductilidade)
Os metais encontram-se situados principalmente na metade esquerda da tabela periódica dos elementos. Sob a ação dos ácidos formam sais. Este é o metal com suas varias aplicações
Materiais não ferrosos
São metais ou ligas metálicas (mistura de metais) que não contém ferro ou, se o tem, a quantidade é pequena. Alumínio, bronze, cobre, estanho e latão são exemplos de metais não ferrosos, utilizados por indústrias de segmentos diferentes, desde o simples até o complexo, na fabricação de produtos variados.
Alumínio
Características do alumínio:
Peso: O alumínio tem uma densidade de 2,7 g/cm3, aproximadamente um terço da densidade do aço.
Resistência: As ligas de alumínio têm normalmente uma resistência à tração de 70 a 700 Mpa. A gama para as ligas utilizadas em extrusão é de 150 a 300 Mpa.
Ao contrário do que sucede com a maioria dos aços, o alumínio não se torna quebradiço a baixas temperaturas. Pelo contrário, a sua resistência aumenta. A altas temperaturas, a resistência do alumínio diminui. A temperaturas que se mantenham acima dos 100ºC, a resistência é afectada, de tal modo, que o enfraquecimento deve ser tido em consideração.
Expansão linear
Em comparação com outros metais, o alumínio tem um coeficiente de expansão linear relativamente elevado. Isto tem de ser tido em