Trabalho Da Rainha Salvo Automaticamente
O presente trabalho tem como finalidade proporcionar ao leitor uma análise crítica e reflexiva a respeito dos problemas que assolam a sociedade brasileira de um modo geral. Para tanto tomaremos como dosimetria para a análise o filme “Cronicamente Inviável” de Sergio Bianchi.
A partir da obra cinematográfica supracitada nos é explicito a intenção do autor em trazer à tona diversas mazelas sociais brasileiras, por vezes tão enraizadas em nossa cultura que chegaram adquirir um caráter banal. São enfocados principalmente temas como homossexualidade, preconceito racial e social, alienação, desigualdade, miséria, consumo de drogas, tráfico de órgãos e crianças dentre outros tantos que constituem um Brasil imerso em uma densa rede de busca por poder e dominação, além é claro das lutas entre classes tendo como ponto de interseção o restaurante de Luiz (Cecil Thiré).
Com relação ao fato de que a sociedade vive uma velada dicotomia de classes ditada pelo determinismo social, o qual afirma que tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva. O autor explora muito bem essa teoria, retratando a passagem da empregada Josilene (Zezé Barbosa). Tal personagem é filha da empregada, e quando cresce se torna empregada da geração seguinte da família, contentando-se em ganhar uma miséria, pois o emprego de seu marido depende do esposo da patroa. Esse circulo vicioso de exploração e dependência tornou-se comum, sendo quase impossível seu rompimento. Josilene é um produto do meio em que nasceu, e assim como tantos outros, não tem como fugir disto.
Cabem inúmeros elogios ao roteiro do filme, e apesar de a obra trazer alguns exageros em sua dramatização, transmite um Brasil que o telespectador talvez nem saiba ou perceba. O diretor, não buscou oferecer respostas automáticas aos problemas