daw d
Aluno:
Serie: 3ª
Professor: Valbério Santos
Assunto:
Explosão química em São Francisco do Sul
Biguaçu
17/10/13
Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de fertilizantes junto ao terminal marítimo na BR-280, em São Francisco do Sul (SC), no litoral norte do Estado. O fogo começou por volta das 22 horas de ontem e no início desta quarta-feira o Corpo de Bombeiros ainda tentava controlar as chamas. Com medo de que a fumaça possa ser tóxica, muitas pessoas tentam deixar a cidade, o que ocasionou congestionamento de pelo menos 10 quilômetros.
Segundo a Defesa Civil, 80 pessoas foram levadas para abrigos, no Colégio Estadual Santa Catarina. Entre elas, um grupo de 40 idosos de uma casa de repouso.
O órgão acionou unidades de bombeiros de seis cidades próximas para combater as chamas.
Ao amanhecer, colunas de fumaça com centenas de metros de altura podiam ser vistas no local.
Os bombeiros não puderam conter as chamas por falta de um produto químico usado nestas situações, disponível apenas na cidade de Itajaí (a 100 km de Florianópolis). Água não pode ser usada no controle a este tipo de fogo.
Os bombeiros fizeram evacuações nos bairros de Paulas, Capri, Ubatuba e Iperoba.
A Polícia Militar, a Defesa Civil e os bombeiros estão com dezenas de homens na área, todos usando máscaras de proteção.
FUMAÇA NÃO É TÓXICA
Através do site oficial, o governo de Santa Catarina informou que a fumaça produzida pela explosão não é tóxica, mas sim oxidante. A informação foi confirmada pelo secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus. A orientação para as pessoas é que se distanciem o máximo possível do local. Segundo a nota oficial do governo, técnicos de Brasília e São Paulo são deslocados para ajudar na operação.
Uma força-tarefa com equipes de bombeiros voluntários e militares, polícia e Defesa Civil continua trabalhando no terminal marítimo da cidade. Ao menos 150