DAT - incoterms
Os Incoterms são termos internacionais de compra e venda propostos pela Câmera de Comercio Internacional –CCI com o objetivo de facilitar as negociações entre vendedores e compradores definindo a distribuição de custos, o local de entrega da mercadoria, quem suporta o risco do transporte e a responsabilidade dos direitos aduaneiros. Sua primeira edição foi em 1936 e sua ultima alteração aconteceu em 2010.
Este trabalho tem como objetivo abordar através de explicação e ilustração as principais características do Incoterms 2010 DAT - Delivered at terminal (mercadoria entregue no Terminal), identificando quais as responsabilidades e riscos que o comprador e vendedor assumem com este termo e qual sua importância para o comércio exterior e para as negociações internacionais que uma empresa realiza na compra e venda de mercadorias.
CONTEÚDO DAT - DELIVERED AT TERMINAL - ( ENTREGUE NO TERMINAL )
Significa que o vendedor entrega as mercadorias quando, depois de descarregadas do meio de transporte de chegada, são colocados a disposição do comprador, em um terminal designado no porto ou local de destino designado.
Terminal: inclui qualquer lugar, seja coberto ou não, como um cais, armazém, pátio de containers ou terminal rodoviário, ferroviário ou terminal de carga aérea. O vendedor assume todos os riscos envolvidos para levar as mercadorias e para descarregá-las no terminal no porto ou local de destino designado.
É importante que haja uma indicação clara pelas partes envolvidas do terminal e se possível de um ponto específico dentro do terminal no porto acordado ou local de destino, e até que ponto os riscos são por conta do vendedor. Além disso, se as partes pretendem que o vendedor assuma os riscos e os custos envolvidos no transporte e manuseio das mercadorias a partir do terminal para outro local, as regras DAP ou DDP devem ser usadas.
O DAT exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação, no entanto, o vendedor