comercio exterior
INCOTERMS - O QUE É?
No comércio internacional, as negociações de compra e venda, devem estar amparadas em um contrato, onde serão definidos diversos aspectos, riscos e responsabilidades em que o exportador e importador estão envolvidos. Para se definir de forma precisa o momento de transferência entre as partes as responsabilidades e custos, são utilizados os Incoterms, um conjunto de regras que ajudam na simplificação da definição dos direitos e obrigações nas negociações internacionais. São representados por tres letras que representam condições especificas em inglês ( ver abaixo o significado).
É de fundamental importância que os termos e condições de entrega da mercadoria, uma vez definidos no momento da negociação passem a ser expressos pelo Incoterms equivalente em todos os documentos. além de correspondências com Operadores Logisticos, etc.. desta forma, todos os envolvidos na cadeia logistica saberão com exatidão as onde começa e onde terminam a responsabilidade entre as partes pela entrega da mercadoria.
Criados em 1936 pela CCI – Câmara de Comércio Internacional, os Incoterms embora não obrigatórios, são uma referência mundial para definir direitos e obrigações contratuais relativas a entrega das mercadorias. São atualizados constantemente para acompanhar a evolução das regras do comercio internacional.
Os EUA que possuem seus próprios termos, os chamados American Terms, criados desde 1941, mas também utilizam o Incoterms.
Os Incoterms são divididos em quatro grupos:
Grupo E – partida : EXW (Ex Works – Na fabrica ou deposito do exportador);
Grupo F – transporte internacional não pago : FCA (Free Carier – Livre no Transportador), FAS ( Free Alongside Ship – Livre ao Lado do Navio) e FOB (Free on Board – Livre a Bordo);
Grupo C – transporte internacional pago: CFR (cost and Freight – Custo e Frete), CIF (Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete), CPT (Cariage Paid To –