inconterms
Os Incoterms (International Commercial Terms) são termos de vendas internacionais, Publicados pela Câmara Internacional de Comércio (ICC), organização de caráter Privado, sediada em Paris, França.
São utilizados nos contratos de comércio internacional (importação e exportação) para Determinação dos custos, responsabilidades no transporte e demais serviços logísticos Entre a figura do comprador e do vendedor. Na prática dos contratos de compra e venda De bens, permitem estabelecer, com exatidão, a divisão de tarefas, de custos e de riscos Entre compradores e vendedores.
Conhecer profundamente cada um dos termos e suas regras significa evitar surpresas desagradáveis. A primeira versão dos Incoterms surgiu em 1936 e segue sendo publicada e revisada desde então pela Câmara Internacional de Comércio (www.iccwbo.org).
Os Incoterms 2010 apresentam onze condições distintas, cuja escolha deve levar em conta o tipo de mercadoria, o meio de transporte e as obrigações, como a contratação de transporte e seguro. Devem ser consideradas as restrições e incentivos governamentais, a logística de cada termo etc.
Os Incoterms não são o contrato de compra e venda de mercadorias. Eles são apenas uma cláusula desse contrato. Os Incoterms se preocupam apenas com as regras de entrega, são “delivery terms”. Tratam da relação entre comprador e vendedor, não interferindo na relação destes com outros intervenientes na operação, tais como transportadores e seguradores.
Assim, qualquer condição que não diga respeito à entrega dos bens ou que alterem qualquer condição regulada pelos Incoterms deve ser objeto de cláusula do contrato de compra e venda.
A última versão foi atualizada em setembro de 2010 e entrou em vigor a partir de 1 de janeiro de 2011. No decorrer desse artigo iremos destacar as principais mudanças e definir cada um dos 11 Incoterms que acompanharão as empresas pelos próximos anos.
Abaixo os itens extintos na versão 2010:
DAF (Delivered at