Rochas Magmáticas
As Rochas Magmáticas, também denominadas Rochas Ígneas são rochas resultantes da cristalização em resposta ao resfriamento do material rochoso e fundido que se encontra no interior da terra sob elevadas temperaturas e pressão, conhecido como magma terrestre.
As Rochas Magmáticas podem ser classificadas em dois tipos diferentes em relação ao modo como o magma formador desta se cristaliza. Estas rochas resultantes podem ser do tipo extrusiva ou intrusiva quanto ao local que ocorre a cristalização. Nas rochas extrusivas, o magma cristaliza na superfície terrestre em quanto que na do tipo intrusiva a cristalização ocorre em uma maior profundidade, no interior da crosta. Estas características quanto ao local de origem das rochas exercem consideráveis influencias em sua morfologia.
Rochas Extrusivas
Também conhecidas como Vulcânicas, as rochas do tipo extrusiva são formadas na superfície terrestre de forma brusca, ou seja, pelo rápido resfriamento do magma quando este entra em contato com o ambiente externo. As rochas resultantes do ciclo exógeno – como é chamado o ciclo formador das rochas na litosfera, são caracterizadas por conter uma textura vítrea, em conseqüência do curto espaço de tempo em que estas dispõem.
A rocha extrusiva mais abundante é o basalto, com composição química rica em piroxênios e plagioclásio cálcico.
Rochas Intrusivas
As também denominadas rochas plutônicas, são rochas formadas dentro da crosta terrestre de modo mais vagaroso do que as do tipo extrusivas. A rocha intrusiva, por dispor de um maior espaço de tempo no processo de cristalização, contém cristais mais bem formados e mais facilmente visíveis.
A rocha intrusiva mais abundante na crosta terrestre é o granito.
ROCHAS MAGMÁTICAS
CARACTERISTICAS GERAIS DAS ROCHAS MAGMÁTICAS
ROCHAS EXTRUSIVAS
ROCHAS INTRUSIVAS
Leves ou pesadas.
Pesadas.
Claras e escuras.
Cinza, branco, creme, etc.
Ausência ou poucos minerais.
Contêm minerais.
Textura