Rochas magmaticas
Ácidas – Superior a 70% (SiO2)
Intermédias – Compreendida entre 50% e 70% (SiO2)
Básicas – Compreendida entre 50 e 45% (SiO2)
Ultrabásicas – Inferior a 45% (SiO2)
Outra das propriedades que permitem dar ideia da composição mineralógica e a sua tonalidade. Existem os minerais félsicos, com cor clara e baixa densidade, e são os feldspatos (ortóclase e plagióclases), quartzo e moscovite; os minerais máficos apresentam cores escuras pois são ricos em ferro e magnésio, tal como a biotite, as piroxenas, as anfíbolas e a olivina.
Quando os minerais predominantes são félsicos, como nas rochas ácidas, essas rochas são claras e chamam-se leucocratas. Se os minerais predominantes são máficos, como nas rochas básicas, as rochas chamam-se melanocratas. Se as rochas apresentam coloração intermédia, designam-se mesocratas.
Diferentes rochas apresentam diferentes texturas, reflectindo as condições a foram sujeitas durante a sua génese (arrefecimento), tanto a viscosidade do magma como o tempo são factores relevantes relativamente às dimensões , forma e arranjo mineralógico da rocha magmática.
Entao, relativamente as características apresentadas pelas rochas, estas são caracterizadas como faneríticas(granulares) ou afaníticas(agranulares).
As rochas faneríticas possuem minerais bem desenvolvidos e visíveis a olho nu, devido ao elevado tempo de arrefecimento e agitação do meio , que lhes permitiu se desenvolverem.
As rochas afaníticas podem possuir, nalguns casos, minerais cristalizados, mas de pequeníssimas dimensoes, ou ate nem possuírem matéria cristalizada(HOMOGENEA).
Tambem