quimica
Introdução:
O sódio é um metal fortemente eletropositivo, desloca o hidrogênio da água a temperaturas ordinárias. Quando um pequeno pedaço de sódio é colocado em água à temperaturas ambiente, ocorre reação violenta e o pedaço de sódio rapidamente com a água formando hidróxido de sódio e desprendendo hidrogênio conforme a reação:
2Na(s) + 2H2O → 2Na+ + 2OH- + H2.
Vemos que a reação líquida do sódio metálico consiste essencialmente na oxidação do Na0 → Na+, que permanece em solução na forma de íons Na+, hidratados. Ao mesmo tempo um átomo de hidrogênio da molécula da água, é reduzido do seu número de oxidação +1 na água a zero na molécula de H2
(H+ → H20). Para cada molécula de H2O que tenha reagindo forma-se um íon OH- que permanece em solução. Metais Alcalinos para utilização em laboratório, devem ser guardados sob líquidos inertes, como querosene ou tolueno, pois todos os metais alcalinos reagem espontaneamente e a baixa temperatura como o oxigênio e a umidade da pele, causando fortes queimaduras.
A obtenção do hidróxido (NaOH) pode ser preparado em laboratório (com o máximo de cuidado) pela adição de pedaços muitos pequenos de sódio metálico em água, como também pela reação do carbonato de sódio (Na2CO3) com o hidróxido de cálcio.
Na2CO3 + Ca(OH)2 → CaCO3 + 2NaOH.
Quando se adiciona água de cal a uma solução quente de carbonato de sódio, o carbonato de cálcio precipita e o hidróxido de sódio permanece em solução, este processo é conhecido como caustificação.
Hidróxidos insolúveis podem ser obtidos em laboratório, a partir de reações de precipitação, entre uma base de metal alcalino com sais solúveis de metais.
Material
Reagentes
7 pipetas de 5 ml
1 pipeta de 2 mL
MgCl2 – 1M
CaCl2 – 1M
7 tubos de ensaio
FeCl3 – 1M
CoCl2 – 1M
CuSO4 – 1M
AlCl3 – 1M
CuCl2 – 1M
NaOH – 2M
Procedimentos:
Parte I
1. Transferir 5ml de cada da soluções de