Rochas magmaticas
Neste trabalho falaremos sobre as rochas magmáticas, estas rochas usadas há muito tempo na construção civil e em outras áreas também.
O objetivo do trabalho é fazer um detalhamento sobre estas rochas, bem como suas propriedades.
A princípio, nos perguntamos o que é uma rocha magmática.
Denominamos rochas magmáticas ou rochas ígneas rochas antigas geradas no interior da Terra e a temperaturas elevadas (daí o nome de rochas ígneas- do latim e que tem como significado rochas que tem sua origem no fogo). Já o termo magmático provém da palavra magma que em geologia refere-se a qualquer material rochoso fundido. Ou seja, tanto o magma quanto as rochas magmáticas podem variar em vários aspectos.
Como veremos, as rochas magmáticas podem ser divididas em três grupos, diferenciadas por suas estruturas. São estes: rochas magmáticas intrusivas, rochas magmáticas hipoabissais e rochas magmáticas efusivas.
Podem ser divididas também em relação a sua textura, grau de cristalinidade, grau de visibilidade, tamanho dos cristais, tamanho relativo dos cristais, forma geométrica dos cristais, articulação entre os cristais, arranjo, acidez, saturação, relação dos feldspatos presentes, índice de coloração, índice de alumina, saturação e alcalinidade, como veremos através de tabelas e gráficos presentes no decorrer do trabalho.
Teremos também uma abordagem específica de algumas das rochas magmáticas, bem como suas propriedades.
Finalizando, nosso trabalho terá uma conclusão denotando aspectos abordados no trabalho e exemplificando a utilidade dessas rochas no nosso dia a dia.
Desejo uma boa leitura e espero que nosso objetivo tenha sido alcançado, o objetivo de trazer à tona as propriedades desse mundo que está aos nossos pés, o mundo das rochas magmáticas.
1.Definição
Para definirmos as rochas magmáticas, vamos primeiramente conceituar alguns termos.
O termo ígneo tem sua raiz no latim ignis, e refere-se aquilo que tem sua origem no fogo. Assim como magmático