Darwinismo
Disciplina: Ciências Sociais
Professora: Joelma De Riz
OS PRIMEIROS PENSADORES E AS QUATRO PRINCIPAIS CORRENTES DE PENSAMENTO NA SOCIOLOGIA*
(* Essa aula foi organizada com base em: BRYM, R. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006. Capítulo “Uma bússola sociológica, p. 1-35.)
1. OS PRIMEIROS PENSADORES DA SOCIOLOGIA
AUGUSTO COMTE
Augusto Comte, que na verdade era filósofo (nós o conhecemos como maior representante da filosofia denominada Positivismo), foi quem mencionou o termo Sociologia pela primeira vez, em 1838. Segundo ele defendia, deveríamos compreender o mundo social (a sociedade) como ele é, e não como queriam os filósofos da Idade Média e seus modelos idealistas de sociedade, pensados a partir de suas bibliotecas.
Comte acreditava no método científico, mas nunca se valeu dele para conduzir uma pesquisa sobre a sociedade. Explica-se: homem do interior da França, ao mudar-se para Paris em sua juventude, ele assistiu ao efeito das rápidas transformações trazidas pela Revolução Industrial iniciada décadas antes: muitas coisas que ele valorizava estavam sendo destruídas, tais como o respeito pela autoridade tradicional. Era justamente o que era tradicional que ele sugeriu preservar (daí a corrente da filosofia positivista traduzir essa idéia de conservadorismo). Para isso, ele argumentou que as mudanças deveriam ser lentas, o que pode ser considerado, inclusive, um freio no uso do método científico no estudo da sociedade e dos problemas sociais.
SPENCER
Do mesmo modo que Comte, esse inglês, que é considerado o segundo fundador da Sociologia, também não usou o método científico para promover o estudo da sociedade. Suas idéias são profundamente inspiradas pelo darwinismo social e, portanto, persiste na idéia de natureza controlando a sociedade, tal como ocorria com os filósofos da época. Apesar disso, ele afirmava que a sociedade funcionava de acordo com leis científicas.
Nesse