Darwin
Charles Darwin (interpretado pelo Henry Ian Cusick), elaborador da Teoria da Evolução pela seleção natural é para a maioria das pessoas, um senhor com longa barba branca, que viveu há muitos e muitos anos. Ele é retratado no filme O Desafio de Darwin feito pela National Geographic. O filme se passa próximo ao ano de 1957/58 e mostra os dilemas pessoais sobre o peso que sua teoria teria diante da comunidade científica e religiosa em uma Inglaterra vitoriana, o peso que tal teoria teria sofre a fé de sua esposa, o dilema do plágio por Wallace e o medo da perda de seu filho uma vez que já havia perdido uma filha em 1951.
O filme retrata ainda que Darwin já havia identificado a seleção natural por volta de 1944 embora não tivesse publicado nenhum resumo acadêmico. Ele esperava publicar suas ideias em um único grande livro, que veio a ser A origem das espécies. O filme mostra também que sua perda de fé não surgiu com a perda de sua filha, mas muito antes disto, além do fato de pertencer a uma família extremamente liberalista que cultivava muito mais o costume naturalista, especialmente de seu avo. Esse liberalismo inclusive fazia com que eles se casassem com primos, como é o caso de Darwin e sua esposa /prima Emma Wedwood.
O filme retrata a compilação dos dados coletados na viagem do Beagle entre 1831 e 1836 e evidencia como Darwin elaborou sua proposta da seleção natural.
A ameaça de Alfred Wallace faz com ambos publiquem juntos um resumo cientifico chamado Sobre a tendência das espécies de formar variedades; e sobre a perpetuação das variedades e espécies através de meios naturais de seleção. Posteriormente seguiram linhas de pensamento distintas. Darwin identificou outros mecanismos evolutivos e Wallace optou por um posicionamento mais religioso, especialmente no que se refere a evolução do sistema nervoso central por seleção natural. Mesmo com