Darwin matou Deus?
Evolução – 3° Bimestre
Professora Deise Jacques
Turma ADM 1001
Aluno: Shirlei Oliveira
Responda:
1) O darwinismo respalda o ateísmo? Justifique. Não. Isso é o que os ultradarwinistas dizem, não o que Darwin propôs. É possível acreditar em Deus e no evolucionismo, pois Deus pode ter criado a vida e ela ter evoluído. O Darwinismo e Deus podem andar juntos. Na verdade isso não tem nada a ver com religião e sim com política e moralidade. E não, Darwin não matou Deus, ele apenas explicou que evoluímos. Tanto que, também, segundo os ortodoxos, Deus e a evolução podem andar juntos. E o Darwinismo não é necessariamente ateísta, ele pode estar apenas sugerindo uma ideia mais ampla da Providência e Sabedoria Divinas. Darwin criou sua teoria acreditando de deveria haver uma mente inteligente por trás de tudo, ele iniciava e finalizava sua obra com Deus.
2) O que é o “gene egoísta”, proposto por Richard Dawkins? A evolução não significa não haver um Deus, e a base desse pensamento ateísta é a teoria do gene egoísta. Ela diz que se reconhecemos que tudo vive, tem genes que competiram com outros durante 3 bilhões de anos ou mais, e isso explica a razão dos organismos serem como são. È como se os genes estivessem tentando fazer mais cópias de si, tentando ter muitos descendentes. Eles fazem isso competindo com outros genes para reproduzir.
3) O projeto genoma contradiz ou respalda a ideia do gene egoísta? Justifique.
Respalda, pois o projeto tinha a expectativa de que o homem, como o ser mais avançado da Terra teria o maior número de genes. Ele respalda pois já que o ser humano tem o maior número de genes logo fica mais fácil deles fazerem mais e mais cópias de si. Mas segundo os resultados isso é mentira, o arroz por exemplo tem muito mais que nós. Isso diz que o ultradarwinismo já não pode mais usar o gene egoísta para explicar tudo. A evolução não pode ser explicada por algo tão simples como gene egoísta. E de acordo com alguns a