Darido
Viva a diferença!
Foi-se o tempo em que a Educação Física era vista como uma disciplina formadora de atletas olímpicos e futuros campeões. Essa visão, nascida de um decreto governamental de 1971, pretendia descobrir talentos nas escolas para representar a pátria no exterior. Mas o modelo entrou em crise nos anos 80, pois o Brasil não se tornou uma potência olímpica. Hoje a Educação Física é mais do que moldar a estrutura física do aluno. Ela deve contribuir para a atividade intelectual e para a formação do cidadão.
de 5ª a 8ª série
Parâmetros Curriculares Nacionais
Fáceis de entender s s s
Educar o corpo é formar o cidadão Jogos coletivos ensinam divertindo A interdisciplinaridade entra em campo
Educação Física
O conhecimento do próprio corpo e de seus limites ajuda na formação do aluno s Conhecimentos sobre o corpo – Esse bloco dá ao aluno informações sobre o próprio corpo, sua estrutura física e interação com o meio social em que vive. Estudam-se noções básicas da anatomia, da fisiologia, dos aspectos biomecânicos e bioquímicos do corpo humano; s Esportes, jogos, lutas e variações de ginásticas – Nesse eixo, o professor transmite informações históricas sobre as origens e características de cada uma dessas práticas e a importância de valorizá-las. s Atividades rítmicas e expressivas – São as manifestações que combinam expressões e sons, como danças, mímica e brincadeiras cantadas. Por meio delas, o aluno caracteriza diferentes movimentos expressivos, sua intensidade e duração.
Gustavo Lourenção
Três eixos temáticos
Os PCN elaboraram três eixos temáticos para ser desenvolvidos ao longo do Ensino Fundamental. Veja quais são e o que se pretende com eles.
A Educação Física mudou de objetivo: não procura futuros campeões, mas quer bons cidadãos
Espaço de descobertas
A
ulas de Educação Física não se resumem a atividades que movimentam o corpo. Foi o que descobriram
os alunos do Colégio São Domingos, de São Paulo. Os