Política, “politicalha” e “analfabetismo político”
1 INTRODUÇÃO 3
2 POLÍTICA, “POLITICALHA” E “ANALFABETISMO POLÍTICO” 3
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa promover uma breve reflexão acerca dos políticos e os reflexos de suas atitudes nas concepções da sociedade, pois, o que se percebe, é que muitos indivíduos não têm conhecimento do termo política, nem mesmo da importância que ela tem. Algumas pessoas até evitam discutir esse assunto, como se fosse algo proibido, ou palavrão, não sabendo que sua indiferença contribui para a manutenção e reprodução da corrupção. É o moralismo abstrato e ingênuo que oculta a ignorância dos que dizem “lavar as mãos” e se conformam diante dos problemas políticos que assolam a sociedade, como se não fizessem parte dela. O que caracteriza a república é o trato da coisa pública, responsabilidade de todos nós, até porque, somos nós quem elegemos os nossos representantes políticos. Como escreveu Rousseau (1978: 107): “Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido”.
2 POLÍTICA, “POLITICALHA” E “ANALFABETISMO POLÍTICO”
A palavra política tem origem no grego “ta politika” que, por sua vez, deriva da palavra grega “polis”, cidade, portanto, política, no seu sentido original, não significava apenas a arte de governar, mas a participação nos negócios da cidade, o simples exercício da cidadania. Para Aristóteles "o homem é por natureza um animal político".
"Durante décadas e décadas, a politicalha e os interesses pessoais de determinados políticos têm se sobreposto aos interesses da sociedade”. Esta foi uma afirmação feita, há alguns meses, pelo atual presidente do Brasil.
Os brasileiros, nos últimos tempos,