danças
Danças típicas brasileiras
Do encontro das culturas europeia, africana e nativa, surgiram as danças típicas do nosso país. Ao redor do Brasil, diversas delas ganharam destaque e se tornaram mais populares. Além das tradições folclóricas na dança, preservadas até hoje, também merecem atenção alguns festivais que recebem grupos de diversas partes do mundo, como o de Joinville. Saiba mais sobre os diferentes ritmos e tradições das danças típicas do Brasil.
Frevo
Uma das danças mais famosas do folclore nacional, o frevo tem sua música inspirada em uma mistura contagiante de marcha rápida e polca. Com grande capacidade de comunicação, ele tornou-se rapidamente uma dança de multidão, sendo muito popular em estados nordestinos como Pernambuco, especialmente em sua capital, Recife.
O frevo, dança típica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente é uma das vertentes do Carnaval no Brasil (Conheça a história do carnaval). A música tocada durante a festa não possui letra e uma banda toca para embalar os foliões. Conta com diversos passos de danças com malabarismos, passos elaborados, rodopios e saltos. Além disso, o dançarino tem a possibilidade de improvisar à medida que a dança evolui.
Fandango
Difundido em diversas regiões brasileiras, o fandango tornou-se muito popular no Nordeste e, principalmente, nos estados da região Sul. Considerado requintado e elegante, possui coreografias com grandes efeitos cênicos, o que torna essa dança uma das mais admiradas do nosso folclore.
Essa dança chegou à região sul do Brasil por volta de 1750 e foi trazida por portugueses. Os dançarinos recebiam o nome de folgadores e folgadeiras dançavam em festas executando diversos passos. Atualmente, permanece preservado na região com passos, música e canto. Os instrumentos mais usados são as violas, a rabeca, o acordeão e o pandeiro. Os dançarinos vestem roupas típicas da região e rodam próximo ao seu par, mas sem se tocar. Eles se