dança
1. O PAPAPEL DA DANÇA NA ESCOLA:
2. Quais inteligências poderiam ser trabalhadas na dança em diálogo com outras disciplinas?
2.1. INTRODUÇÃO
2.2. A teoria das inteligências múltiplas considera que toda pessoa tem capacidades em todas as nove inteligências; podendo se destacar em algumas delas e em outras apresentarem desempenho menor; observando por esse aspecto acredito que a dança possa contribuir positivamente no desenvolvimento de muitas dessas inteligências.
Gardner afirmou que; nós nascemos com todas as inteligências, depois elas evoluem de forma mais ou menos pronunciada ao longo desse desenvolvimento, formando nosso perfil de inteligência único. Ele classificou essas inteligências como linguística, musical, espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal, lógico-matemática, naturalista e existencial.
Na dança podemos utilizar a junção dessas inteligências em várias disciplinas, como exemplo na matemática usando a inteligência lógico- matemática e a espacial, baseando-se na geometria pensando na questão do espaço; bem como o tempo e compasso utilizados na dança. Na linguística podemos utilizar a língua-portuguesa e a história contada através da dança; na inteligência musical podemos utilizar a música através do ritmo, sendo esta considerada a irmã da dança, a corporal fazendo a junção com as ciências biológicas; conhecendo o corpo de forma mais lúcida e prática; como também na naturalista abordando o meio ambiente e a preservação do mesmo com danças e peças teatrais referentes a animais e a interação do corpo com a natureza.
Existem três inteligências que estão totalmente ligadas a dança e ao meio em que vivemos; sendo elas a interpessoal, a intrapessoal e a existencial; que trabalhadas dentro da dança-terapia; os alunos aprendem a compartilhar as atividades em grupo desenvolvem o auto conhecimento e o interesse pelo próximo; o que é fundamental para uma vivência escolar produtiva e