dança
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICOMOTRICIDADE UMA RELAÇÃO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
CONCEIÇÃO APARECIDA ARAÚJO
RESUMO Este artigo pretende mostrar um pouco sobre a história da Educação Física e da Psicomotricidade. O principal objetivo é relacionar a Educação Física com a psicomotricidade na educação brasileira, enfocando uma visão coletiva dos valores dentro do ambiente escolar. Tal concepção desenvolve um papel importante na integração do aluno no mundo interno e externo, desenvolvendo suas habilidades motoras, seus valores e socializando no mundo que rodeia.
Palavras - chave: Educação Física, Psicomotricidade, valores, ambiente escolar.
Introdução
A Educação Física desenvolve um papel importantíssimo que é a saúde preventiva e a sociabilização, ela oferece experiências que resultam a integração do aluno, desenvolvendo suas habilidades motoras, seus valores e sua socialização no mundo que rodeia. A psicomotricidade é um termo empregado para concepção de movimento organizado e integrado. Assim, a psicomotricidade consiste na unidade dinâmica dos gestos, das atitudes e das posturas enquanto sistema, expressivo, idealizador e representativo. A Educação Física tem um papel fundamental no aprendizado e conseqüentemente no desenvolvimento do aluno, trabalhando as funções psicomotoras na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento global do aluno. No processo ensino-aprendizagem a psicomotricidade visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico.
Desenvolvimento
A Educação Física surgiu no Brasil, quando ele era colônia de Portugal, os primeiros habitantes, os índios, deram sua contribuição os movimentos rústicos naturais tais como: correr para caçar, lançar arco e flecha, nadar e dançar, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra, da paz e casamento etc. Os