dança
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região (qual seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, era considerado apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso era feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. No entanto, houve uma transformação técnica mais profunda ocorrida na contabilidade do desempenho da economia do país que muda a forma de calcular o PIB.
A nova metodologia a ser adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto, a economia nacional) dará mais transparência e credibilidade aos números. A mudança na forma de calcular o indicador econômico tem como objetivo atualizar a pesquisa e refletir melhor as mudanças na economia. A nova metodologia inclui índices de consumo da população e outras informações que não eram consideradas. Haverá mudanças, por exemplo, nos pesos dados a cada atividade econômica e a incorporação de novos dados.
A expectativa de analistas econômicos é que a mudança eleve a variação do crescimento econômico brasileiro não apenas de 2006, mas também de anos anteriores. Segundo o coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto, as mudanças não serão de grande magnitude e não deverão mudar a avaliação sobre o desempenho econômico. Serão captados com mais eficiência, por exemplo, os dados da construção civil, que respondem por 60% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e vão ter influência, portanto, nas informações sobre investimentos.
PIB nominal X PIB real
Quando se procura