Dança Senior Ed
MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA: ADULTO E IDOSO
Dança Sênior
Bárbara Bernardino
Johnny Luiz
Mariana Diniz
Pamela Gereminas
A SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES
DA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS
DE DANÇAS ADAPTADAS
Flávia Machado Fortes
Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. A dança é considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
Dança Sênior
Foi criada em 1993 como movimento que reúne a nível nacional dirigentes e amigos que querem desenvolver vida plena na velhice através da dança específica para idosos, da geronto-ativação e dos estudos em torno do processo do envelhecimento. São 620 associados do Rio Grande do Sul ao Minas
Gerais que mantêm esta atividade, coordenada pela Diácona Regina Krause.
Dança Sênior
•
É atividade socializante, valiosa para pessoas idosas, pois desenvolve a vida em comunhão com outros. Ela dá auto-estima ao idoso por ser ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas de idade avançada. Supera, assim, a retração às vezes natural do idoso, que pode trazer consigo a solidão e tendência para auto -margilinalização e auto-destruição.
Todos Podem Participar
A dança com idosos sentados integra os participantes no convívio de um grupo maior. É uma atividade de alegria descontraída também para idosos com limitações, ou sentados em cadeiras de rodas.
Objetivo da Dança Sênior
Estimular o idoso a sair do isolamento e integrar-se em um grupo de dança sênior com sua atividade específica;
• Desenvolver qualidade de vida na qual o idoso possa se relacionar com o ambiente e com os outros indivíduos de maneira saudades e feliz.
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE
FÍSICA NA TERCEIRA IDADE: UMA
ANÁLISE DA DANÇA ENQUANTO
ATIVIDADE FÍSICA
Marlene
•
Segundo Lorda (1995), hoje 70%