atuaçao da TO na gerontologia
”Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania” (BRASIL, 2005, p. 1).
A ILPI é um asilo de longa permanência, composta por uma equipe de medico, enfermeira, técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, serviços gerais, lavadeira, cozinheira e estagiários de terapia ocupacional e psicologia. Com a missão de cuidar com amor, respeito e responsabilidade da pessoa idosa. É uma instituição particular que recebe idosos com grau de dependência I, II, III. Atualmente na instituição tem no total de 19 idosos.
“Grau de Dependência do Idoso: a) Grau de Dependência I - idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda; b) Grau de Dependência II - idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada; c) Grau de Dependência III - idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo” (BRASIL, 2005, p. 1).
A terapia ocupacional enfoca a relação dos indivíduos com a ocupação, aplicando seus conhecimentos para auxiliar as pessoas a assumir papeis que dão suporte á participação na vida e á saúde, em diferentes contextos, sejam em casa, no trabalho, no lazer e em outras esferas da comunidade (AOTA, 2002). A terapia ocupacional relaciona-se com papeis construídos ao longo da trajetória do individuo, envolvendo interesse, metas, hábitos, rotinas, papeis e as próprias habilidades (BRASIL, 2001). A terapia ocupacional atua com aplicações de instrumentos de avaliações como, por exemplo: MMEM (Miniexame do Estado Mental),