Dança Folclórica do nordeste
Nordeste
Existem várias danças folclóricas no Nordeste, aqui neste trabalho vai algumas delas...
Ciranda (PB, PE), Dança do Lelê (MA),
Maculelê (BA), Frevo (PE), entre outras! Ciranda (PB, PE)
A ciranda é uma dança muito conhecida no Brasil como brincadeira infantil, porém na região
Nordeste, principalmente em Pernambuco, ela é uma dança de rodas de adultos. Os participantes podem ser de várias faixas etárias e as crianças também podem participar. A ciranda é uma dança típica das praias, especialmente no norte pernambucano, mas sua prática não se restringe ao litoral.
Dança do Lelê
Encontrada no Maranhão, na região do Munim, particularmente nos municípios de Rosário, a Dança do Lelê guarda em muitas de suas características os traços das danças de salão trazidas para o Brasil pelos povos ibéricos.
É conhecida também como Dança do Péla (péla Porco), associada a um costume antigo de pessoas que se reuniam para matar galinhas e pelar porcos, o que garantia o alimento do dia posterior à festa. É uma dança de salão rica em expressão coreográfica e em cantos, dividida em quatro momentos principais. Outra denominação que lhe é atribuída diz respeito à faixa etária dos brincantes, pessoas de ambos os sexos, em idade madura (70 a 80 anos), o que a faz conhecida como Dança dos Velhos.
Maculelê (BA)
O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da
Purificação- Bahia, berço também da
Capoeira. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.
FREVO (PE)
Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e
1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que