Modelos Atômicos e estruturas
Átomo
Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento que participa em reações químicas e pode ou não existir de maneira independente.
Voltando no tempo...
450 a.C. - Leucipo
A matéria pode se dividir em partículas cada vez menores.
400 a.C. - Demócrito
Denominação átomo para a menor partícula de matéria. Considerado o pai do atomismo grego.
1808 - Dalton
Primeiro modelo atômico com base experimental. O átomo é uma partícula maciça, indestrutível e indivisível. O modelo vingou até 1897.
1897 - Thomson
Descobriu os elétrons em experimentos do Raio Catodo. Descargas elétricas em alto vácuo (tubos de Crookes) levaram à descoberta do elétron. O átomo seria uma partícula maciça, mas não indivisível. Seria formado por uma geléia com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons (modelo do pudim de passas). Determinação da relação carga/massa (e/m) do elétron.
1911 – Rutherford
Descobriu o núcleo e propôs a base para a estrutura atômica moderna através de seu experimento do desvio da partícula alfa. Para Rutherford, os átomos são compostos de duas partes: o núcleo e a parte extra-nuclear. Seus experimentos provaram que o átomo é amplamente vaziu e que possui um corpo carregado positivamente em seu centro chamado núcleo, onde estaria concentrada praticamente toda a sua massa. Os elétrons, com carga negativa, revolvem ao redor do núcleo, neutralizando sua carga. Este é o modelo do átomo nucleado, um modelo que foi comparado ao sistema planetário, onde o Sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons. Logo, o átomo não é maciço nem indivisível.
1913 – Bohr (modelo também chamado de Bohr – Rutherford)
Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis de energia; os elétrons (com carga