Daniela TRABALHO DE DIREITO
Denise Minosso
2
Daniela Raquel Storchi3
CAXIAS DO SUL
I – Identificação do Artigo
Título do Artigo: Jornada de Trabalho: uma regulamentaçãoem múltipla escolha. Palavras-Chave: Trabalho. Regulamentação. Sindicato. Felxibilização.
Hora Extra.
Revista: Revista Brasileira de Ciências Sociais
II – Identificação do Autor
Leila Maria da Silva Blass, titular em Sociologia na Faculdade de
Ciências Sociais e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências
Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
III –Objetivo
Assinalar que a mistura e justaposição de práticas e contratualidades, um dos traços marcantes do sistema brasileiro de relações industriais, estabelecem uma significativa margem de flexibilidade nas relações de trabalho nessa sociedade.
IV – Estado de Arte
1
Artigo de Leila Maria da Silva Blass
Professora ministrante da disciplina de Direito do Trabalho do curso de Gestão de Recursos
Humanos da Universidade de Caxias do Sul
3
Acadêmica do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Caxias do Sul.
2
Romper com uma das tradições grevistas presentes no movimento operário e sindical desde meados do sécuulo XIX, suscitando a reflexão sobre aspectos importantes da ação sindical no contexto de uma reestruturação produtiva. V – Metodologia
A pesquisa bibliográfica, entrevistas com empresas e sindicatos embasou a criação do artigo. A regulamentação da jornada de trabalho ilustra essa proposta, que se insere nas tradições políticas e organizativas desses trabalharoes(as), especialmente na Ford e na Volkswagen.
VI – Resultados
Embora os resultados desta regulamentação tenham sido bastante positivos, ficam restritos ao âmbito dessas montadoras e da base sindical dos metalúrgicos do ABC paulita ilustrando sua proposta de ação sindical, denominada modernização negociada. Por isso, esses acordos devem ser avaliados à luz da trajetória recente das lutas operárias e sindicais,