Vale do rio Doce
DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS – VALE S/A
Daniela Antunes Costa
Hildeu Guilherme Alves Amaral
Kathielly Paes Landim Costa
INTRODUÇÃO
Objetivo de fornecer informações ContábeisFinanceiras sobre a empresa Vale S/A
Apresentar conceitos sobre a importância e aplicação das principais demonstrações utilizadas nas análises contábeis fazer um diagnóstico da situação econômica e financeira através das análises do Balanço
Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do
Exercício pelos métodos de Análise Vertical, Análise
Horizontal e Índices de Liquidez, Endividamento,
Rentabilidade
Demonstrativos retirados do próprio site da empresa e do site da Comissão de Valores Mobiliários.
CONCEITOS
A Análise Horizontal (AH) demonstra o crescimento ou a queda ocorrida em contas que constituem as demonstrações financeiras em períodos consecutivos.
A Análise Vertical (AV) tem por objetivo verificar o grau de participação de cada conta em relação a um determinado valor total, levando em consideração o que deseja analisar.
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.
Endividamento, revela o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa.
Rentabilidade, quantifica o retorno do capital investido e identifica os fatores da rentabilidade obtida pelos investimentos. A EMPRESA VALE S/A
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo.
Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas, a Vale é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e em diversas bolsas de valores pelo mundo.
A Vale foi privatizada no dia 6 de maio de 1997 - durante o governo de FHC - com financiamento subsidiado, disponibilizado aos compradores pelo BNDES.
A EMPRESA VALE S/A