Danca E Educacao Fisica No Brasil
Brasil:
questões polêmicas
*Pedagoga formada pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos),
Especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU - SP, bailarina e professora de Dança do Ventre, mestranda em Ciências da Motricidade na UNESP de Rio Claro - SP.
**Doutora em Educação Física pela UNICAMP,
Professora Assistente da UNESP campus de Bauru - SP, chefe do Departamento de Educação Física e coordenadora do mesmo curso na UNESP de Bauru, docente do curso de pós-graduação em Ciências da Motricidade pela
UNESP de Rio Claro - SP.
Mariana Lolato Pereira* marilp@terra.com.br Dagmar Aparecida Cynthia França
Hunger**
dag@fc.unesp.br
(Brasil)
Resumo
Objetiva-se apresentar uma análise crítica referente às áreas de dança e de educação física no Brasil. Discutir-se-á as especificidades de cada uma enquanto campo do conhecimento e atuação profissional, a fim de se evidenciar possíveis similaridades e diferenças entre elas; de que forma a educação física engloba a dança; a "disputa" legislativa que vem se estabelecendo entre elas no país; como a dança está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e finalmente, antes das conclusões, serão discutidos quais os limites, as fronteiras de formação e atuação de cada área.
Unitermos: Educação Física. Dança. Formação profissional. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 96 - Mayo de 2006
1/1
Introdução
A Educação Física e a Dança apresentam-se como áreas distintas do conhecimento humano. Tanto a área de dança quanto a de educação física possuem um corpo de conhecimento específico, o que pode ser observado pela existência de cursos de graduação e de pós-graduação tanto de um quanto de outro no país.
Mas esta distinção vem acompanhada de disputas de ambas as áreas pelo estabelecimento de suas fronteiras quanto ao seu próprio objeto de estudo e ao seu campo de atuação na sociedade.
No presente texto objetiva-se apresentar uma análise crítica da literatura,