Daltonismo na escola
O daltonismo cultural é classificado quando o professor/mediador tem dificuldade de especificar as diferentes personalidades e culturas dentro do ambiente escolar.
A conseqüência do daltonismo é a falta de desempenho dos alunos, pois o mesmo sente excluído, desvalorizado e conseqüentemente acaba ficando com baixa auto-estima. Mostrando desinteresse em aprender e até mesmo agressivo, sente-se que está sendo tratadas com diferença, muitas gerando discriminação e preconceito.
No texto “multiculturalismo e educação”: desafio para prática pedagógica, autora nos mostra três diferentes abordagens do multiculturalismo.
Fazer uma discussão com os colegas do grupo sobre qual das abordagens esteve presente na formação escolar de vocês.
Durante nossa época escolar, podemos observar as diferenças de cultura, classe social no ambiente escola, são apresentadas diferentes características sociais e étnicas dos alunos isso ocorre quando é diferenciada a origem e considerando que um tem mais potencial que os outros.
Muitos professores criam dificuldade para os alunos, pelos estereótipos, ou seja, julgando pela aparência do aluno criando uma imagem errada. Com isso ocorre 2 tipos de grupos na visão do professor. O grupo homogênea onde todos os alunos são visto de uma forma igual, o professor não respeita as diferenças e não consegue se adaptar com a situação, são classificadas como grupos aqueles que têm diferenças seja ela regional, racial, étnica etc..., e acaba sendo vitima de preconceito e descriminação. O educador tem o desafio de promover situações entre os grupos para que não haja preconceitos entre os grupos que são formados.