A Educação Corporativa no Setor Público
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS1
Waleska Yone Yamakawa Zavatti2
Maria Aparecida Canale Balduíno3
RESUMO: O presente trabalho tem como tema central o estudo da educação corporativa no setor público, com foco nas ações engendradas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás a respeito do treinamento e desenvolvimento de pessoas. Objetiva analisar e compreender de que maneira a educação corporativa assume papel estratégico no desenvolvimento do capital humano e no fortalecimento da gestão pública. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental.
Contemporaneamente, a Educação Corporativa assume papel de peculiar relevância na formação profissional de servidores públicos. No entanto, pode-se observar que, a despeito de tantos benefícios, a Educação Corporativa ainda é, em muitas organizações públicas, concebida e gerida de forma apartada à missão, visão e estratégias organizacionais, o que seguramente lhe afeta a qualidade e alcance institucional.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação Corporativa. 2. Gestão Pública. 3. Gestão de Pessoas.
1. INTRODUÇÃO
“Espera-se que os trabalhadores desenvolvam sua base de conhecimento ao longo da vida.” 4
As universidades corporativas no Brasil vêm crescendo em número e abrangência. Tal fato tem sido acompanhado pelo emprego indiscriminado do termo universidade/educação corporativa por diferentes organizações, sejam públicas e privadas.
O objetivo deste artigo perpassa a diferenciação entre a concepção de Educação
Corporativa e de Departamento de Treinamento e Desenvolvimento, doravante denominado
Departamento de T&D. Tal exercício, que culmina em uma proposição de educação corporativa para o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, é necessariamente anterior a
1
Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu à distância em Gestão