Dados economia
Análise Dos Dados Coletados e Tabulados
De acordo com as pesquisas de levantamento de dados verificou-se que as políticas implantadas pelo governo no período de 2001 a 2010 são chamadas de expansivas. Isto porque o Governo aumentou seus gastos para fazer com que a economia se desenvolvesse, acompanhando o gradual aumento da arrecadação para o Tesouro Nacional.
Outro fator relevante é a taxa de desemprego; foi diminuindo desde 2005 e teve a menor taxa no ano de 2010, podendo-se perceber o resultado da política de Comercio Exterior, pois em todo o período considerado as exportações superaram as importações gerando saldo positivo na balança comercial, o que significa dizer que a entrada de remessas foi maior que a saída. De 2003 a 2008, as exportações brasileiras apresentaram desempenho extraordinário.
Pelas análises dos gráficos, observamos que onde os valores de exportação e importação tiveram queda, em 2009, a taxa de desemprego aumenta, e quando os valores de importação e exportação voltam a crescer, a taxa de desemprego volta a cair. É resultado da relação entre a política de comércio exterior e a taxa de desemprego, sendo esta a política que mais contribuiu com a geração de empregos.
Para ameniza os possíveis impactos causados pela Crise Europeia (que pode vir a ameaçar a economia de vários países), o governo brasileiro deve tomar medidas que amenizem os efeitos da crise a partir de algumas medidas como:
Diminuição dos vazamentos da economia; política constante de incentivo as exportação unida às medidas protecionistas sobre as importações; utilização da arrecadação por tributos para aquecer a economia na forma de concessão de empréstimos para as empresas que desejam aumentar a produtividade.
Tais medidas têm o objetivo de impedir o crescimento do desemprego, uma vez que a economia se mantém aquecida e desta forma a crise pode ter um impacto menor sobre o país.
Levantamento de dados estatísticos sobre a economia brasileira no