Informações sobre diálise e hemodiálise
O que é Terapia Renal Substituva - Diálise?
É o tratamento que substitui a função dos rins, nos pacientes que apresentam falência da função renal. Tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio hidro-eletrolítico do paciente através da retirada de substancias tóxicas, excesso de água e sais minerais do organismo e reduzir os sintomas tipo fraqueza falta de apetite, náuseas, vômitos, inchaços, palidez, falta de ar, anemia, e alterações sanguíneas como aumento de uréia, creatinina e outras substâncias.
Quais os tipos de Diálise?
Existem 2 tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
O que é Hemodiálise?
É um tratamento que substitui a função renal através da passagem de sangue por um filtro (dialisador capilar), impulsionado por uma máquina.
A hemodiálise é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração de aproximadamente 3 a 4 horas,
O que é necessário para realizar hemodiálise?
- Via de acesso vascular;
- Máquinas de hemodiálise;
- Água tratada;
- Solução de diálise - dialisato;
- Dialisador Capilar - filtro;
- Anticoagulante - heparinização.
Quais são os tipos de acessos:
- Cateter Duplo Lúmem;
- Catéter Tipo Permicath;
- Fístula Arteriovenosa.
O que é Catéter de Duplo Lúmen?
É uma via de acesso temporária mais utilizada para hemodiálise. O cateter é implantado sob anestesia local nas veias de grande calibre como jugular, subclávia e femoral, com técnica asséptica por equipe treinada em hospital e é fixado por fios cirúrgicos.
O Catéter Tipo Permicath:
É um tipo de cateter é usado nos pacientes apresentam problemas vasculares e distúrbios de coagulação. O cateter é implantado cirurgicamente em veias de grande calibre como jugular, subclávia.
A Fístula Arteriovenosa:
Consiste em uma união cirúrgica e subcutânea de uma artéria com uma veia no braço. Geralmente é confeccionada no braço não-dominante, para não limitar as atividades do paciente.
O que são Máquinas de Hemodiálise?