Sustentabilidade modismo ou não
Quando debatemos o assunto sustentabilidade nos questionamos sobre a preocupação das empresas em atingir status de grupos ambientalmente sustentáveis, que não é um modismo, mas fruto das imposições das leis ambientais, devido a boa imagem e cobrança cada vez maior da sociedade. O cidadão não aceita práticas que não sejam éticas. A questão da sustentabilidade vai permeando vários setores, que se organizam e pressionam as empresas a mudarem a sua cultura e gestão.
A sustentabilidade é pensar em qualidade de vida, no futuro das gerações, no ser humano e seu bem-estar. Não se pode falar nela só pensando na preservação do meio ambiente, tem que pensar em fatores sociais e até econômicos.
Dificuldades
Uma das dificuldades das empresas é definir seus conceitos sustentáveis. O que temos visto no mundo corporativo é que as empresas têm um ponto de vista sobre o que é sustentabilidade, que é o ponto de vista da economia, o que é uma mentira. O primeiro passo é a empresa parar, rever, fazer um trabalho interno como os donos, os acionistas e definir o que é sustentabilidade para o grupo.
Quando as empresas investem em sustentabilidade, criam uma reputação que é maior que a imagem.Se você não respeita as normas, o seu consumidor e a comunidade que está em sua volta, você está correndo um sério risco.
Como a rede Walmart trabalha com a sustentabilidade
A rede de supermercados Walmart, dentre suas ações de responsabilidade social, possui o site E-Commerce Solidário, em parceria com a empresa social Solidarium, que busca oferecer aos consumidores produtos desenvolvidos por comunidades brasileiras, a exemplo de acessórios para casa e cozinha, chinelos e bolsas.
Pacto pela Sustentabilidade
O Walmart Brasil e seus fornecedores assumiram, em junho de 2009, compromissos relacionados à CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL.
Esses compromissos norteiam a sustentabilidade na nossa cadeia de suprimentos e incorporam questões de