Dados de programação
A “escrita” surgiu através da necessidade de comunicação e de seu registro. Foi na Mesopotâmia por volta de 3300 a 3200 antes de Cristo que surgiu os primeiros sinais de escrita. Vários painéis de argila foram encontrados por toda a região que hoje é o
Iraque.
Os Sumérios que criaram a primeira forma de escrita. A escrita triangular cuneiforme. A história contada é que dois homens estavam negociando carneiros. Um queria emprestar dois carneiros. Mas como registrar essa transação e garantir a confiança? Os dois homens fizeram duas cruzes em uma tábua de argila. As marcas representavam os carneiros negociados. Cada homem guardou sua tábua. Este fato marcou o começo dos sinais.
A partir do crescimento da população a necessidade de criar mais sinais para serem utilizados foi aumentando. De 4000 a 3000 antes de Cristo, antes da própria escrita, o uso sinais se espalhava toda Mesopotâmia. Isso mostrava que era necessário estabelecer um sistema de escrita.
O uso de tábuas de argila para guardar as informações era mais rápido e fácil para expressar as informações dos sinais, do que utilizar os jarros cheios de sinais. Tudo que era necessário se encontrava registrado nas tábuas de forma mais compacta.
A primeira forma de escrita eram as Pictografias, desenhos que lembravam o formato físico daquilo que representavam.
Ao se comparar as escritas de 3300 a 2100 antes de Cristo, cerca de 1200 anos nota-se mudanças na escrita. Símbolos que não possuíam significados sozinhos, mas quando juntos formam, por exemplo, um nome. Símbolos fonéticos que representam um som. Foi o inicio da decodificação do sistema de escrita.
Em Nippur, região da Suméria, centro da elite intelectual, foi encontrada uma biblioteca com 40000 tábuas. Um registro detalhado da cultura Suméria.
A capacidade de ler e escrever estavam no alcance apenas de crianças de família rica e poderosa. Elas tinham oportunidade de serem Escribas na região Suméria. Isso