Dadaísmo
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suíça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Enfatizava o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era denunciar e escandalizar.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.
O pr óprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
Características principais do dadaísmo:
• Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
• Irreverência artística;
• Combate às formas de arte institucionalizadas;
• Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
• Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
• Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas.
• Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Um dos principais autores e também fundador do Dadaísmo é Tristan Tzara que ensina o seguinte a respeito do movimento: Para fazer um poema dadaísta
Pegue um jornal
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com