Dadaísmo
DADAÍSMO
PELOTAS
2008
ÍNDICE
Introdução 03 Desenvolvimento 04 Imagens 06 Conclusão 09 Bibliografia 10
INTRODUÇÃO O movimento teve inicio durante a Primeira Guerra Mundial, era um protesto à carnificina imperialista da guerra. O Dadaísmo foi fundado por intelectuais, pintores e poetas de diversas nacionalidades. Os representantes mais destacados viviam nos Estados Unidos e Europa.
DESENVOLVIMENTO O Dadaísmo se caracterizou pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Os dadaístas queriam subverter a ordem vigente através da arte, assumiam claramente uma oposição à base da cultura e a linguagem, eram antiliterários e antiartísticos propositadamente. O nome dado ao movimento, “Dada”, foi retirada de uma expressão francesa que no balbuciar infantil significa “cavalinho de pau”. A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
É niilista (falta de sentimentos baseada na análise racional), experimentalista, espontâneo, trabalham com o acaso, fazem montagens de imagem, junção entre diferentes formas de expressão, incorpora objetos, sons e imagens do cotidiano nas suas obras. Abrange as áreas das artes plásticas, fotografia, música, teatro, etc.
1ª Imagem
Marcel Duchamp, Ready-made
2ª Imagem
Kleine Dada Soirée,