Dadaismo, surrealismo e frottage
Dadaísmo, movimento que abrange todos os gêneros artísticos e expressa uma proposta contra a cultura ocidental, especialmente contra o militarismo desencadeado pela I Guerra Mundial. Criado, em 1916/1922;
Artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, contrários ao envolvimento de seus países na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) exilaram-se em Zurique, na Suíça, fundando um movimento literário que deveria expressar suas decepções com o fracasso das ciências, da religião e da filosofia existentes até então, pois se revelaram incapazes de evitar a grande destruição que assolava toda a Europa.
Esse movimento foi denominado Dadá nome escolhido pelo poeta húngaro Tristan Tzara, abrindo um dicionário ao acaso e deixando seu dedo cair sobre uma palavra qualquer da página, o dedo indicou a palavra “dada”, que significa “cavalo”, na linguagem infantil francesa. Tanto fazia ser essa como qualquer outra palavra, pois a arte perdia todo o sentido, já que a guerra havia instaurado o irracionalismo no continente europeu.
Dessa forma, os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista, que ela fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos ao acaso, mas agora a intenção não é plástica e sim de sátira e crítica aos valores tradicionais tão valorizados, mas responsáveis pelo caos em que se encontrava a Europa.
Na pintura, essa atitude foi traduzida por obras que usaram o recurso da colagem.
Influencias: Jean Arp, Man Ray, Marcel Duchamp , Francis Picabia, Max Ernst SURREALISMO
O Surrealismo apareceu na França em 1924/1949, André Breton (1896-1966) poeta e escritor, liderou a criação desse novo movimento escrevendo o primeiro manifesto, em que associa a criação artística ao automatismo psíquico puro. Para os surrealistas, manifestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais