dadada
O futebol é um dos esportes mais populares do Japão1 , onde ele é conhecido como sakkā (サッカー), que consiste na adaptação da palavra "soccer"2 (futebol em inglês americano) para o idioma japonês. Há ainda o termo futtobōru (フットボール), derivado do britânico "football", mas este é pouco usado. O termo original, de origem chinesa, era Shūkyū (蹴球, literalmente chute-bola).
No Japão, o futebol é controlado pela Associação de Futebol do Japão2 (em japonês: 日本サッカー協会). O principal campeonato do país é a J. League, que surgiu em 19923 para substituir a Liga japonesa de futebol e tentar revigorar o esporte no país.2 Outros importantes campeonatos nacionais incluem a Copa do Imperador, a Supercopa Japonesa e a Copa da Liga Japonesa. Os clubes japoneses participam dos mais importantes torneios interclubes asiáticos, como a Copa da AFC, Copa dos Presidentes da AFC e Liga dos Campeões da AFC. Nesta última, é o segundo país com mais títulos (5), perdendo apenas para a Coreia do Sul (10).
O Japão possui dez seleções nacionais que representam o país em campeonatos mundiais e continentais: Masculina, Feminina, Masculina Sub-23, Feminina Sub-23, Masculina Sub-20, Feminino Sub-20, Sub-17 Masculina, Feminina Sub-17, Futsal, Futsal Feminino e Futebol de Areia.
Não se sabe ao certo quando o futebol chegou ao Japão. O clube Kobe Regatta & Athletic Club, fundado em 1870, afirma ter realizado (e vencido) a primeira partida oficial de futebol no país, contra o Yokohama Country & Athletic Club, em 18 de fevereiro de 1888.4
O primeiro time de futebol a surgir no país foi o Tōkyō Shūkyū Dan (東京蹴球団, Clube de Futebol de Tóquio), em 1917. O ano também marca, segundo a FIFA, a primeira partida oficial da seleção japonesa, contra a filipina, jogo em que o time nipônico perdeu de 15-2 na capital japonesa.5
A Copa do Imperador é o mais antigo torneio de futebol profissional do Japão.
Em 1921, foi fundada a Associação de Futebol do Jaopão, que até hoje é a entidade