empreendedorismo
De acordo com o dicionário Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Uma definição de empreendedor que atende na atualidade é de Dornelas (2001, p. 37), e está baseada nas diversas definições dadas ao longo dos séculos: “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio em que vive, a formação empreendedora pode acontecer por influencia familiar, estudo, formação e pratica.
FIlon (1999) estabelece um modelo com quatro fatores fundamentais para que uma ação seja empreendedora (visão, energia, liderança e relações), visando a formação do profissional empreendedor. Destaca-se como principal características as relações, nas quais, segundo o autor, se obtém os conhecimentos fundamentais e necessário dentro de uma estrutura de mercado: informações necessárias para tomada de decisões e conhecimento da realidade do mercado.
Os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseadas no planejamento de uma organização, que intervém no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista e tem um perfil de liderança, estimulando os envolvidos na realização das atividades para alcançar as metas traçadas.
Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década de 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes desse momento o termo empreendedor era